segunda-feira, 7 de abril de 2014

Capacitação em Itaberaba - Referencia

----- Mensagem encaminhada ---
De: josete.sampaio <josete.sampaio@gmail.com>
Data: 7 de abril de 2014 21:01
Assunto: Fwd: Capacitação em Itaberaba - Referencia
Para: Rede de Comunicação

Prezad@s,

Para conhecimento e multiplicação.

Forte abraço.

Josete Sampaio
SEPLAN / AGENTE DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Território Piemonte do Paraguaçú
Itaberaba/BA
Fone: (75) 3251-1716 /(Vivo) 75-9844-2728/74-9991-2481
Fone: (Tim) 75-9137-7930
Fone: (Oi) 75-8867-9001
Torne sua visita à Rede de Comunicação do Território um hábito: http://piemontedoparaguassu.blogspot.com.br/
P Antes de imprimir este e-mail pense no meio ambiente!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <hernandesmedrado@ig.com.br>
Data: 7 de abril de 2014 15:36
Assunto: Capacitação em Itaberaba - Referencia
Para: mdmauriciodourado <mdmauriciodourado@hotmail.com>, alfredo neto bezerra de oliveira lima <alfredobezerradeoliveira@gmail.com>, Luciano Cunha <lucianocunha@hotmail.com>, "nixon.muniz@yahoo.com.br nixon.muniz@yahoo.com.br" <nixon.muniz@yahoo.com.br>, gidupt <gidupt@hotmail.com>, valbertobc@bnb.gov.br, SALVADOR RIO DO <salvadordorioparaguacu@hotmail.com>, Gazeta Vale do <gazetadovale.ba@gmail.com>, Josete SEPLAN-BA Sampaio <josete.sampaio@gmail.com>, Antônio Bacelar Cunha <a.c.bacelar@hotmail.com>, brunomedradomev <brunomedradomev@gmail.com>, valdomiro victor vicente victor <valdomir@oi.com.br>, Railton Amorim <railtonamorim@hotmail.com>, igorbsr <igorbsr@yahoo.com.br>




FEM-Leite é ampliado com o Programa Pró-Senar na Bahia
07/04/2014


Lançado há três anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR/BA) para capacitar produtores e trabalhadores rurais, o Programa FEM-Leite (Formação de Empreendedores) foi ampliado recentemente com a sua inserção dentro de outro projeto da entidade, o Programa Pró-Senar. Agora, além de treinar os produtores, também oferece Formação Profissional Rural (FPR) para os funcionários das propriedades e assistência técnica.

“É um pacote “premium”, que trabalha de forma conjunta o produtor rural, o trabalhador e acompanha os índices econômicos, zootécnicos e de produtividade da fazenda. O objetivo é atender todos que estão dentro da propriedade e, principalmente, transformá-la em um negócio lucrativo,  que garanta a permanência das pessoas na atividade”, ressalta o gerente de programas do SENAR/BA, Francisco Benjamim Carvalho Filho.
Entre as vantagens, ele destaca que o modelo está permitindo a qualificação dos serviços e a aplicação das tecnologias de forma estruturada. Conforme Francisco Benjamim, os produtores passaram a ter maior conhecimento das tecnologias e isso auxilia na tomada de decisão. Para os instrutores, o trabalho ficou mais fácil, pois levam menos tempo no processo de convencimento do produtor, apesar do nível de exigência ter aumentado.

“O FEM está acabando com um processo de assistência técnica onde o técnico vai na fazenda e é o Senhor do conhecimento. Agora, como aprendeu, o produtor passa a ser um ator ativo no questionamento das ações e não só alguém que adere a tecnologia, mas que sabe o porquê da tecnologia estar sendo aplicada na sua propriedade e tem o discernimento para tomar decisões”, declara.

Em funcionamento desde agosto do ano passado, o Pró-Senar tem 23 turmas (com 20 produtores cada) dentro do FEM-Leite, mas também atua nas cadeias de caprinos e ovinos, gado de corte, mandioca, cacau e fruticultura.

FEM-Leite forma turma em Itaberaba
Um grupo de 20 pequenos agricultores familiares do município de Itaberaba (BA) recebeu os certificados de conclusão do curso de Formação de Empreendedores em Bovinocultura de Leite – Programa FEM-LEITE no dia 21 de março. Durante a solenidade, dirigentes do Sindicato Rural de Itaberaba e da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi (Coopaita) distribuíram toneladas de mudas de palma da variedade Miúda, além das raquetes (folha da palma) destinadas à forragem animal.

O evento contou com a participação do veterinário instrutor do SENAR, Igor Guimarães Carvalho César, que ministrou a aula show de conclusão do curso sobre cultivo da palma, e do coordenador de programas do SENAR, Alexandre Lopo de Araujo.

Os primeiros certificados do curso foram entregues aos pequenos produtores que usaram em suas propriedades técnicas e tecnologias capazes de assegurar resultados e sucessos na agricultura e pecuária.  Reginaldo Santos Zingo, da região do Mandú, conseguiu reduzir os custos de partejo na fase da seca e aumentou a produção do leite, para tanto, fez uso da palma com o capim búfalo extensivo, tendo atravessado a seca com sucesso graças ao uso das técnicas de manejo. “O curso foi muito bom e me trouxe novos conhecimentos”, disse.  Com o mesmo nível de sucesso foram também diplomados os agricultores familiares, Antonio Santana Santos, Reginaldo Santos e Aderbal Queiroz da Silva.

Satisfeito com o aproveitamento do curso por parte dos pequenos produtores, o presidente do Sindicato Rural de Itaberaba, Alfredo Bezerra, comemorou “nesta parceria com a FEAB, o SENAR e a CNA, estaremos em breve com a nossa bacia leiteira plenamente revitalizada”.


Assessoria de Comunicação do SENAR com informações do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaberaba

Por: Josete Sampaio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário