segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As prefeituras interessadas em implantar os programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável poderão incluir e enviar propostas ao Portal de Convênios (Siconv).


Projeto Esporte e Lazer da Cidade


As prefeituras interessadas em implantar os programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável poderão incluir e enviar propostas ao Portal de Convênios (Siconv). A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) vão selecionar projetos no âmbito nacional para implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte e lazer. O processo, aberto somente para órgãos e entidades da administração pública municipal, é uma das iniciativas para democratizar a prática esportiva e o lazer para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, dentro do contexto de legado dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos.

Todas as informações e passo a passo do processo estão na página da Snelis, no endereço:

http://www.esporte.gov.br/snelis/esporteLazer

A data limite para inclusão e envio de proposta ao Siconv é 8 de novembro.
    

"O lazer vai tomar conta da cidade e a cidade vai tomar conta do lazer"

O Ministério do Esporte criou o Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC) que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), hoje vinculado aos Departamentos de Formulação de Políticas e Estratégias (Defope) e Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Degep), sob a Coordenação da CGEPEL – Coordenação - Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer e da CGAO-LIES Coordenação Geral de Sistemas e Acompanhamento de Programas e Projetos de Inclusão Social.
Criado em 2003, o PELC, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
Ao completar 10 anos de grandes feitos, muitos desafios ainda surgem. O principal deles é o de consolidar os Programas Esporte e Lazer da Cidade, conscientizando os parceiros a respeito da importância do investimento nas políticas públicas de esporte e lazer, no sentido de contribuir para que estas avancem do atual estágio de política de um governo para dimensão mais ampla de Política de Estado.
Atualmente o PELC possui dois tipos de núcleos: Núcleos Urbanos, (voltando aos centros Urbanos) e os Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais (voltado para grupos culturalmente diferenciados como povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, dentre outras).
Outro avanço promovido pelo Ministério do Esporte em 2012 foi o reconhecimento do núcleo Vida Saudável do PELC como um importante Programa Social. Seguindo a proposta do PELC, o Programa Vida Saudável se difere por beneficiar preferencialmente os idosos. Nesse sentido, as atividades dos núcleos do Programa Vida Saudável são pensadas de forma que atendam e possibilitem a participação e o protagonismo desse público específico.
 
Seja bem-vindo!
 
 
Por: Josete Sampaio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário