segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Começa o VII Fórum Internacional em Desenvolvimento Territorial‏

Dinâmicas rurais: Começa o VII Fórum Internacional em Fortaleza (CE)
Abertura reúne autoridades e interessados em questões do rural. Evento vai até dia 14/11
 

Foto: Pedro Ladeira
Mesa diretora apresenta ao público a sétima edição que promove um debate com vistas a construção de tipologias dos espaços rurais


A abertura oficial aconteceu neste domingo (11/11), no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), que fica no Anexo II da Assembleia Legislativa de Fortaleza (CE). Promovido pelo Fórum DRS e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) com apoio de organizações governamentais federais, estaduais, municipais e bancos nacionais, o evento vai até quarta-feira (14/11).

Uma apresentação do grupo cultural Corda Pés, formado por jovens da periferia da capital do Ceará, foi o ponto de partida para o evento. Foram mostradas ao público presente danças típicas da região, como súplica cearense, baião e forró da boneca.

A mesa diretora foi composta pelo Representante do IICA no Brasil (Manuel Otero), pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Nelson Martins) que representou o Governador Cid Gomes, pelo Assessor do Ministro do Desenvolvimento para Políticas do Semiárido, Jerônimo Rodrigues, pela professora Tânia Bacelar que representou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, pela Representante da Secretaria de Cidades do Ceará (Janaína Farias), pelo Gerente de desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil para o Norte e Nordeste, Eliézio Vasconcelos, pelo presidente do Instituto Agropolos, Celso Crisóstomo, e pelo presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel. Prefeitos de municípios do Ceará também compareceram à abertura.

"Temos que fortalecer as instituições. Temos que repensar todos juntos o conceito de ruralidade. O IICA não trabalha sozinho. Ainda mais quando se discute um assunto tão delicado como esse. O rural não pode ser visto como um resíduo do urbano", anunciou Manuel Otero.

"O mundo passou a olhar o Brasil com 'outros olhos', assim como a questão rural. Nossa agricultura era rejeitada. Hoje em dia vemos o crescimento da agricultura familiar. De cada 10 quilos de comida na mesa dos brasileiros, sete saem das mãos calejadas dos agricultores familiares. Discutir essas questões é de fundamental importância", discursou Jerônimo Rodrigues

Acompanhe as notícias do VII Fórum e faça o download das apresentações dos expositores no site do Fórum DRS:
 

Fonte: CET

Por: Josete Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário