domingo, 27 de maio de 2012

Território Piemonte do Paraguaçú marca presença em audiência pública em proteção ao Rio Paraguaçú

Em 25 de maio de 2012, na Câmara Municipal de taberaba, representantes do Território Piemonte do Paraguaçu unem-se ao  “Movimento Paraguaçu Rio da Bahia”, como é chamado, que  luta pela aprovação de um de uma lei que altere a razão social da Codevasf, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, para que ele passe a atuar na bacia do Paraguaçu.

“São mais de 1.700 km de matas ciliares que precisam ser recuperadas, inúmeros esgotos que são jogados em suas águas e precisam receber tratamento. O maior rio da Bahia está sofrendo uma degradação absurda, que inclusive piora com a estiagem, e ele não pode passar por isso. O Paraguaçu necessita, urgentemente, de investimentos, políticas públicas e fiscalização”, afirma o prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares (PT).

Segundo Ivan, as autoridades dos municípios da Bacia do Paraguaçu pretendem mobilizar o Ministério da Integração, através da bancada da Bahia e da Câmara dos Deputados, para que aconteça o mesmo que ocorreu com os rios Itapecuru e Mearim e seja criada uma superintendência da Codevasf na região do Paraguaçu. “Já contamos com o apoio importante do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que se sensibilizou com a nossa causa e já apresentou Projeto de Lei e Indicação à presidenta Dilma, neste sentido”, destaca Ivan.

“O Rio Paraguaçu é muito importante para o nosso estado e para o nosso Brasil, pois dele dependem milhares de baianos. Vou lutar junto com o ‘Movimento Paraguaçu Rio da Bahia’ para que o Paraguaçu passe a ser gerido pela Codevasf”, confirmou o deputado Afonso Florence.
Bacia do Paraguaçú
Considerada como o mais importante sistema fluvial de domínio inteiramente estadual, a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu está localizada na região Centro-Leste da Bahia, ocupando uma área de 55.317 km², que corresponde a cerca de 10,14% do território baiano. É uma das mais estratégicas do estado da Bahia, sendo o rio Paraguaçu responsável por mais de 60% da água que abastece a capital baiana, Salvador. Dentre os seus afluentes, destacam-se os rios Jacuípe, Capivari, Santo Antônio, Jacaré, Espalhado, Utinga, Riachão, Serrano, Preto, Una e o do Peixe.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), 86 municípios compõem a bacia e estes são responsáveis por cerca de 20% da arrecadação estadual. 
Dentre as atividades econômicas, predominam na região a agricultura irrigada, agricultura familiar, a mineração e o turismo, que nesses últimos anos vem recebendo importantes incrementos dos governos estadual e federal.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário