segunda-feira, 13 de junho de 2011

Salvador recebe 1º Seminário “A Sociedade em Rede e o Teatro”

04 de Junho de 2011 05:57

O 1º Seminário “A Sociedade em Rede e o Teatro” chega a Salvador nos dias 17, 18 e 19 de junho, em uma parceria institucional da Vivo com o Sesc-Senac Pelourinho. Depois de passar por Brasília, Rio, Fortaleza e Porto Alegre, o Seminário ocupa o Teatro Sesc, no Pelourinho, trazendo a Salvador grandes nomes da cultura nacional para a discussão de temas conceituais da sociedade em rede, sustentabilidade e economia criativa. Com curadoria de Expedito Araújo, o evento contará com workshops, mesa-redonda e palestras. O Secretário de Cultura da Bahia Antonio Albino Rubin fará a abertura do evento, dia 17, às 20h00, que terá palestra Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. A sessão de perguntas e respostas terá mediação de Paulo Miguez, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Nos dias 18 e 19, as atividades seguem mediante inscrições.

A palestra inicial é aberta ao público em geral, enquanto as inscrições para o final de semana podem ser feitas até dia 13 de junho, pelo e-mail vivoencena@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Ambas atividades são gratuitas. Serão selecionados 50 participantes entre os interessados que preencherem todos os requisitos. As informações necessárias para as inscrições estão disponíveis no endereço www.seminariosvivoencena.blogspot.com. O público alvo é a classe artística, estudantes e educadores da área teatral e pesquisadores nas áreas de cultura, educação, economia criativa e sustentabilidade.

O evento contará com a participação de destacados nomes da área cultural, como Cida Falabella, Claudia Alves, Maria Helena Cunha, Lala Deheizelin, Paulo Dourado e Fernando Guerreiro, entre outros.

Com mediação do diretor e professor de Teatro da Ufba Paulo Dourado,  a mesa-redonda intitulada "Sustentabilidade no setor do teatro: Realidade ou Utopia?" terá como debatedores Chico Pelúcio, ator e diretor de teatro, integrante do Grupo Galpão desde 1983, formado em Administração de Empresas e Contabilidade com especialização em Cinema pela PUC MG, Fernando Guerreiro (Diretor de Teatro), Humberto Dantas, Luís Fernando Guggenberger, gestor da Rede Vivo de Educação e consultor de responsabilidade socioambiental da empresa de telefonia, e Nehle Franke, diretora teatral.

Partilha de experiências e workshops

Haverá também workshop com Compartilhando Experiências: da Elaboração de Projetos a Fundamentação de Ações em Rede com Claudia Alves Já o workshop "Teatro: prática e reflexão - uma experiência coletiva", terá a coordenação de Cida Falabella, atriz, diretora e professora de teatro, Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. No domingo, acontece o Workshop O Artista Gestor: Os Desafios da Contemporaneidade, com coordenação de Maria Helena Cunha, gestora cultural, pesquisadora, consultora, mestre em educação pela FAE/UFMG,  Encerrando as atividades será realizado o workshop "Economia Criativa: Cultura e Desenvolvimento", com coordenação de Lala Deheinzelin, especialista em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, palestrante e consultora internacional.

Programação

Local: SESC-SENAC Pelourinho

Dia: 17/6 / Sexta-Feira

20h: Abertura do evento pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia Antonio Rubin com presenças da Presidente da Fundação Municipal de Cultura Gregório de Matos, Ipojucâ Cabral, do Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo, Marcelo Alonso, do Diretor Territorial Bahia e Sergipe Fábio Avellar e da Diretora Regional do SESC, Célia Batista.
Palestra de abertura (título e sinopse a definir) com o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo Carlos Augusto Calil e sessão de perguntas com mediação de Paulo Miguez.

Dia: 18/6/ Sábado

9h30: Welcome Coffee e credenciamento
10h00: Workshop (título e sinopse a definir), com coordenação de Cida Falabella.
13h30: Almoço
15h00: Mesa redonda Sustentabilidade no Setor do Teatro: Realidade ou Utopia? com mediação de Paulo Dourado e participação de Chico Pelúcio, Fernando Guerreiro, Humberto Dantas, Luis Fernando Guggenberger e Nehle Franke.
18h00: Coffee Brake e socialização informal (Arena).
19h00 até 22h00: Partilha de Experiências Compartilhando Experiências: da Elaboração de Projetos a Fundamentação de Ações em Rede com Claudia Alves.

Dia:19/6/ Domingo

9h30: Welcome Coffee
10h00: Workshop O Artista Gestor: Os Desafios da Contemporaneidade, com coordenação de Maria Helena Cunha
14h00 até 15h30: Almoço
15h30 até 18h30: Workshop Economia Criativa: Cultura e Desenvolvimento, com coordenação de Lala Deheizelin.
19h00: Encerramento

Sobre o Vivo EnCena   

O Vivo EnCena, programa no qual está inserido o 'Seminário A Sociedade em Rede e o Teatro', apropria-se da arte como ferramenta viva de acesso, reflexão e transformação. Ele faz parte da Política Cultural da Vivo, que tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos setores artísticos. Em todo o Brasil, o programa Vivo EnCena faz no campo do teatro o que a empresa vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo, no audiovisual com o Vivo Arte.Mov e na arte e tecnologia com o Vivo Lab. Todos estimulam o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios na busca de resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

tribunaempresarial


Nenhum comentário:

Postar um comentário